Jabor X Hugo Chavez

Posted by | Posted in , , | Posted on 31.3.10

Esse vídeo é apenas uma singela demosntração de como a opinião da mídia dominante forma a opinião da população. Pergunte a qualquer um o que acha de Hugo Chavez e a resposta provavelmente será de um tom reprovatório. Isso se dá pelo fato de nós, brasileiros alienados, aceitarmos a parcialidade dos jornalistas da grande mídia.

Mais para frente colocarei outros vídeos, mas acho que esse já é uma pequena introdução.
Obs.: Não estou defendendo nenhuma bandeira política, nem nenhuma ideolgia. É apenas uma demosntração de como a mídia nos dá apenas uma versão dos fatos, ou uma versão manipulada. Este vídeo mostra uma outra opinião…



.

Deixe seu Comentário

SUSO33 - Por que usar apenas uma mão, se você tem duas?

Posted by | Posted in , | Posted on 29.3.10


SUSO33 Videoart from SUSO33 on Vimeo.

Sensacional esse vídeo arte do trabalho do SUSO33.




Deixe seu Comentário

Filme de Banksy estréia dia 16 de abril nos E.U.A.

Posted by | Posted in , | Posted on 29.3.10


Foi anunciado oficialmente esta manhã que o primeiro filme Banksy's, Exit Through The Gift Shop. O filme chegará aos cinemas na sexta-feira, abril 16, em Nova York, Los Angeles e San Francisco. As próximas datas de estréia serão destinadas às cidades de Chicago, Boston, Filadélfia, Atlanta, entre outras

Acesse o site de Banksy e saiba mais.

Deixe seu Comentário

Conexão Reporter (SBT) - Pixação / Pichação / Graffiti - Sensasionalismo!

Posted by | Posted in , | Posted on 28.3.10

Programa exibido na última quinta-feira (25/03/2010).

Essa reportagem aborda algumas questões sobre o mundo da pixação / pichação apesar de não ser profunda e parcial, além de muito sensacionalista. Apóia-se na opinião alienada da sociedade e tenta estigmatizar o pixador.

Apesar disso tudo, está aí, pra quem quer ouvir algumas opiniões desses escritores que respeito muito, que não deixam ser domesticados.









Deixe seu Comentário

Graffiti Bomb nos trens do Canadá (Keep Six,Crave, Rukis e Lesen)

Posted by | Posted in , | Posted on 27.3.10



Bombs bem trabalahados feitos em trens do Canadá.
A trilha sonora também é pesada!

Deixe seu Comentário

Produção de uma tela com spray e técnica mista por Crave (Canadá)

Posted by | Posted in , , | Posted on 26.3.10

Deixe seu Comentário

Ponto de Cultura leva atividade cultural para o Jaraguá

Posted by | Posted in , | Posted on 25.3.10

As atividades culturais na região noroeste continuam com força total. Neste fim de semana (sábado, dia 27), além do evento de hip hop que o Ponto de Cultura Quilombaque estreia no Morro Doce, também teremos exibição de cinema, intervenções de capoeira e break e graffiti na Praça do Panamericano, no Jaraguá, um dos bairros onde estamos desenvolvendo ações culturais a partir deste ano.

Confira o cartaz e divulgue! Os parceiros são Banca Eu, Grupo S.A.C.I e Arroz Feijão Cinema e Vídeo.

Deixe seu Comentário

WiiSpray - Está longe de ser graffiti

Posted by | Posted in , | Posted on 24.3.10


WiiSpray Teaser from Martin Lihs on Vimeo.
a short footage from the final presentation of WiiSpray 2nd edition


O projeto-conceito Wii Spray, de Martin Lihs, da Universidade de Weimar, é agora uma realidade, como você vê nesse vídeo. Você pode escolher a cor que quiser e até usar estêncil. O aparelho não requer um Wii para funcionar: ele usa Flash em um PC comum como plataforma e o Wiimote (joystick básico do Wii) como controle.



Esse projeto patrocinado pela Monatana alemã ainda não é uma lançamento oficial para o Nintendo Wii, mas com certeza fará sucesso caso isso se realize. Hoje o tema "graffiti" está na moda e tem muitas pessoas que olham e criticam as pixações e os graffitis, mas na verdade guardam um desejo pela experiência de o pegar uma lata de spray e escrever algo. Mesmo assim nunca chegará perto da realidade, mas muitos garotos que não sabem o que é brincar na rua vão curtir...

Quando assisti esse vídeo fiquei pensando como pderia ser a relação graffiti e cidade no futuro, daqui 100, 200 anos. Se até lá o mundo existir, talvez tinta será uma artigo obsoleto. E se as pinturar fossem intervenções digitais nas estruturas urbanas mas de um jeito ilegal, como um ataque de vírus... Ops, mas será que será necessário um ataque sobre o meio físico? Será que as pessoas ainda andarão pelas ruas? Farão passeios? Ou viverão dentro de condomínios-jardins com campos de força?

Fica o pensamento... E lembre-se: WiiSpray não é Graffiti!

Deixe seu Comentário

CQC - Proteste Já Sem Censura

Posted by | Posted in , , | Posted on 24.3.10

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


O CQC voltou quebrando tudo!

Deixe seu Comentário

Interferência sai do programa Manos e Minas da TV Cultura

Posted by | Posted in | Posted on 15.3.10

O Interferencia é uma ideia totalmente diferenciada, é uma proposta nova. Depois que eu descobri as entrevistas na íntegra então, vi que o papo que rolava era muito foda. Tipo uma verdadeira entrevista!

Percebi também como é foda gravar uma bela entrevista de 20, 30, 40 minutos e editá-la para 5 minutos apenas, uma missão impossível! E, segundo o próprio apresentador Ferréz, foi em uma luta por um espaço maior dentro do programa que o Interferência foi desligado... Desligado da TV Cultura, mas ficará na internet.

Como escritor de graffiti, fico decepcionado em ver como esse elemento é tratado no Manos e Minas. No início era tudo novidade e eu assistia esperando ver o que o escritor convidado falaria e tal... Depois percebi que era sempre a mesma coisa, tipo nada aprofundado. Só pra falar que o graffiti é um elemento do Hip-Hop.

O Manos e Minas ocupa um importante espaço na mídia de massa e precisaria mudar a sua postura. Não levanta verdadeiras questões que o hip-hop brasileiro pode tratar. De boa, tô mais afim de assistir os playboys do CQC tirando uma com a cara dos políticos e cobrando soluções de problemas em quebradas do que ver "Manos" e "Minas".

Não está rolando um barato muito loco, revolucionário como deve ser! Fico com a impressão de que a TV Cultura só está brincando de hip-hop. Tipo domesticando...

Não critico quem lutou e fez acontecer para esse espaço aparecer, mas é foda. O mundão tá pegando fogo e nossos jovem se destruindo, entende? É uma questão de foco!

Mas aí, voltando ao Interferência, espero que o projeto não pare. Tipo dane-se a TV!

Talvez eles chamem o Jô Soares para entrevistar uns caras lá... kkkk

É lamentável, a parte que eu mais curtia era a do Interferencia.


Obs.: o post anterior a esse não é ironia...


Confiram o posto do Ferréz em seu blog.

.

Deixe seu Comentário

Intervozes - Levante sua voz

Posted by | Posted in , , , | Posted on 14.3.10



Um vídeo que, de forma bem didática, critica o panorama atual dos meios de comunicação de massa no Brasil. De uma forma descontraída/irônica demonstra através de fatos como o sistema manipulador pode interferir em nossas vidas.

É impressionante ver como a nossa voz é cada vez mais abafada. Meu medo é que essa repressão chegue de fato à internet, quando não poderemos nos organizar como podemos hoje. Fico imaginando se eu não pudesse mais colocar minha opinião onde todos possam acessá-la.

Realmente o sistema manipulador brasileiro não conseguiu evitar que a internet nos desse esse poder de divulgação de ideias. Apesar de termos casos recentes de censuras à certos materiais e achar que o sistema está prestes a se apoderar desse meio, ainda há tempo para que nos organizemos e manifestemos.

É uma guerra que fica mais dura ao longo do tempo, pois os cidadãos são educados literalmente em frente aos televisores existentes em nossos lares. Assim como o rádio, vejo o aparelho de tv como um megafone na mão de um boneco de ventrículo, funcionando como uma matraca hipnótica. Sâo meios de comunicação que apenas emitem, anulando-se de promover interatividade. É como se fosse uma pessoa que só fala e coloca as mãos nos ouvidos para ignorar o receptor das suas mensagens.

Cansei de escrever mensagens para rádio, programas de tv, etc. É inacreditável como você não é ouvido. Acabam lendo mensagens e opiniões que combinam com as ideias da emissora. O caso da Globo é tão impressionante que chega a ser ridículo. Essa emissora lidera na internet os acessos direcionados à portais de notícias no Brasil e o pior é que se mantem a mesma postura exercida na tv e no rádio. O internauta simplesmente não pode deixar um simples comentário em nenhuma matéria.

Quando você começa a perceber como as opiniões sobre os fato denota parcialidade, você acaba enxergando isso em quase tudo. É como se fosse abrir os olhos e ver com detalhes, sentir a textura, o cheiro e analisar o movimento que o sistema baseado em consumo leva o povo fazer, colocando em funcionamento e fortalecendo cada vez mais as engrenagens dessa máquina.


Esse vídeo chegou até mim através do meu parceiro Dinas.


.

Deixe seu Comentário

Bonga no MUBE - Graffiti Fine Art VI

Posted by | Posted in , | Posted on 8.3.10

“Graffiti Fine Art VI” mostrará ao públicoos traços dos artistas Bonga*, BR, Brown, Izolag, Jerrey, Hyper, Mignore, Pato, Jey e Vitorone. A curadoria é do também grafiteiro Binho Ribeiro.

Todos os artistas desta exposição estão habituados a pintar e interagir no meio ambiente de grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, com estilos, técnicas e conceitos muito diferenciados e ousados, buscando sair da parede sejam por efeitos de luz e sombras.

A cultura do graffiti art se manifesta de varias maneiras nesta mostra em especial o graffiti 3-D, realismo, retrato, instalações e esculturas com a cara deste novo momento da arte contemporânea. Portanto, uma mostra para todos os gostos e bolsos também, afinal, será gratuita.

* Bonga é um grande mestre e amigo de escritores da novíssima escola. Foi o cara que me passou as primeiras manhas para pintar com spray, fora as aulas de desenho realista. Ver o Bonga avançar na sua carreira como artista é muito bom, dá orgulho. Seu trabalho é diferenciado, ele busca o que é realmente nosso. Militante. Insurgente! Boa sorte tio, respeito!

Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218 - São Paulo - Brasil
De terça a domingo das 10:00 as 19:00 hrs
11 2594-2601 - mube@mube.art.br

Período: De 13 a 28 de março de 2010
Abertura: 12 de março às 19 horas.



Localização
Referência: Metrô Consolação

Exibir mapa ampliado

Deixe seu Comentário

Dare - um mestre das letras que se foi... 1968-2010

Posted by | Posted in | Posted on 8.3.10


Rest in Peace Dare † 06.03.2010 from I Love Graffiti on Vimeo.

Dare perdeu sua batalha contra o câncer e morreu no hospital em sua cidade natal, Basiléia, Suíça, na noite de 6 de março de 2010. Ele será sempre lembrado por seus fãs. Ele deixou sua influência cravada na cultura do graffiti.

Links de DARE:
site oficial (como escritor de graffiti)
site oficial (como artista plástico)
blog


Uma entrevista com DARE.

Veja um belo texto em homenagem à DARE.


.

Deixe seu Comentário

Interferência - Chico César

Posted by | Posted in , | Posted on 8.3.10

001B - Chico César - Extras from Interferência on Vimeo.

O primeiro programa do Interferência teve a participação de Chico César, exibido há quase 2 anos. Vale a pena assitir, por que não é o idiota do Jô Soares que entrevista. Aliás, busquem entrevistas do Chico César no Programa do Jô e vejam como se perde o triplo do tempo para não se perguntar nada de interessante. Reparem como você que assite, pode ter uma imagem totalmente diferente da pessoa entrevistada dependendo da condução do entrevistador.

Fiquem ligados, durante algum tempo vou postar todas as entrevistas. Abaixo a versão final da entrevista que foi ao ar no programa Manos e Minas:

001 - Chico César from Interferência on Vimeo.


Um pouco mais sobre Chico César:
(fonte: Interferência)

Um dos principais músicos brasileiros, Chico César tem 8 discos lançados. Em 2003, criou seu próprio selo o “Chita Discos”, que lançou duas trilhas sonoras compostas por Chico César para as peças infantis “Marias do Brasil” e “Amídalas”. Em 2006 estreou como escritor com o livro Cantáteis – Cantos elegíacos de amozade.

Trechos do livro: “Cantáteis – Cantos elegíacos de amozade”

11 é a musa que elejo
na peleja em que pelejo
elemento de elegia
quentura na noite fria
vento brando em dia quente
¿quanto ganha um gerente
para perguntar seu nome?
quero ver se você some
quero embalar sua rede
tarde cedo seda sede
frame trama tremor fome
12 zaratustra zoroastro
a barba de fidel castro
as ruas de joão pessoa
alma caridosa e boa
sou eu lhe chamando, escute
venha, traga o vermute
que irriga o paraíso
quebre o espelho de narciso
meu gibão, minha couraça
venha iluminar a praça
cale o choro, rasgue o riso
13 a luz da eletricidade
não brilha nem a metade
da briluz que é seu brilho
mãe iluminando filho
ato falho espantalho
coelho macaco galho
todo bicho da floresta
gesto certeiro na gesta
parideira de poema
ouvi o canto da ema
era você: aquelesta

Visite o site de Chico César.

.

Deixe seu Comentário

Zina, direto do "Show de Truman"

Posted by | Posted in , , | Posted on 6.3.10



O que dizer desse filme se não chamá-lo de inoportuno, um bando de jovem idiota alienado que curte ficar rindo da cara do Zina. Lamentável!

Ainda pede pra ele repetir a música só pra ter o que gravar e colocar no Youtube. Tá feliz agora "paparazzi"? O seu vídeo teve bastante acesso? Você deu quantas entrevistas por causa disso?

"...cê acredita?... tirei foto..."

Parece um prêmio, um acontecimento importante pra vida de uma pessoa encontrar uma "celebridade". Parece até que Zina é um extraterrestre que está exposto no zoológico chamado TV Brasileira.

Zina está vivendo um "Show de Truman" e quando ele bater com o barco no falso horizonte será tarde de mais. Mas depois criam-se outras celebridades, outros "esquisitinhos" para os privados de consciência rirem como retardados. Alienados que se acham alguma coisa a mais do que o Zina, como o homem, que se acha mais do que um macaco ou um cachorro.

Ele é um cara que precisa de ajuda, não tem noção do que tá rolando. O cara está perdido assim como milhares de outras pessoas. Mas não tão perdido como quem ri dele. O estado de Zina talvez não dê condições a ele de ter a noção das coisas, mas quem ri, TEM! E por isso se torna pior...

Acorda jovem! Larga esse seu vício de televisão, celular, carro, balada e bebida.

Não tenho nada contra alguém dar a sorte de começar a ganhar "mais" dinheiro, mas o duro é ver que as oportunidades dadas para isso são ridículas. A mídia glorifica a ascensão social através do esquisito, do bizarro, da novidade sensacionalista e não valoriza, e por isso não estimula, o intelecto.

Vamo que vamo bando de retardados!

.

Deixe seu Comentário

Filme Profissão MC

Posted by | Posted in | Posted on 6.3.10



O filme Profissão MC está concorrendo ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Próxima exibições programadas do filme:

13/03/2010
Exibição do filme "Profissão MC" durante o evento "Forum de Mulheres no Hip Hop", em Carapicuiba-SP
Informações: Mulheres no Hip-Hop
Entrada: Grátis

31/03/2010
Apresentar o evento "Suburbano no Centro" na Ação Educativa.
Filmes no telão "Mães do Hip Hop" e "Profissão MC".....
depois RAP (pocket show - 3 músicas) com Carlão - Guerreiro da Leste, Mano Rogério
Acomodação: 100 lugares
Entrada: Grátis

Acompanhe novidades em: Blog do filme Profissão MC e Suburbano Convicto

Sinopse
Profissão Mc traz a estória de um rapper na periferia que num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no RAP.
Profissão MC é um filme sobre oportunidades, ou falta delas.
Este filme não captou um único real para ser produzido e pretende ser exibido em várias comunidades pelo Brasil.
Este filme é a estréia de Alessandro Buzo, como Diretor, junto ao experiente Toni Nogueira.

Ficha Técnica
Título Original: Profissão MC
Gênero: Drama
Duração: 52 min.
Lançamento (Brasil): 2009
Site: www.profissaomc.blogspot.com
Distribuição: Suburbano Convicto Produções
Direção: Alessandro Buzo e Toni Nogueira
Roteiro e Argumento: Alessandro Buzo
Produção: DGT Filmes
Trilha Sonora: Criolo Doido, Rappin Hood, Dudu de Morro Agudo, Periafricania, Décio
Direção de Fotografia: Toni Nogueira
Fotografia: Toni Nogueira
Tiago Pastoreli
Finalização: Mauricio Falcão
Arte Cartaz: Sérgio GAG
Captação de Aúdio: Edimar F. de Jesus (Xantilee)
Tratamento e finalização de aúdio: Décio
Edição: Tiago Pastoreli
Seleção de atores: Alessandro Buzo
Assistente de Produção: Marilda Borges

Elenco
Criolo Doido
Dj Dan Dan
Da Antiga
Juju Denden
Neto
Wagnão
Marquinhos

Participação Especial
Rappin Hood
Beto Guilherme

Cena prisão
José Soares (policial 1)
Trutty (policial 2)

Cena Cadeia
Marcio Roots
Zinho Trindade
Tubarão
Alvaro Buzo
Michel da Silva
Michel Premonição
Walter Limonada
Fanti Manumilde
Eduardo Bboy

Cena Loja
Fernando Premonição
Alessandro Buzo
Marilda Borges

Rinha dos Mc´s
DJ Marco
Terra Preta
Pedro Gomes

Figurantes
Tais Terto (garota campinho)
Renilson
Dedinho
Marcelinho (pipa)
Rafael (pipa)
Paco SkateBoard
Juizijane (Bike)
Carvoeiro (com filho na biqueira)
D.Neide
Mael (Dono Barraca)
Tonho (ajudante barraca)
Ivon Patrocinio
Argemiro (Dono bar)
Gabriel (Atendente doce)
Sabará
Cacau Rasta
Cleon Jr
Viviane
Gizane
Tiago Pastoreli

Agradecimentos especiais
Comunidade D´Avó Itaim Paulista
Fundação Casa (Unidade Encosta Norte)
Produção do Programa Manos e Minas (TV Cultura)

Deixe seu Comentário

Eu quero ver quando a quarta-feira chegar - Emicida

Posted by | Posted in , | Posted on 5.3.10

Durante os dias de carnaval teve muita festa, muita alegria, muito sexo e orgia... Hoje é quarta-feira, e agora? O que o povo colhe disso tudo? Evento turistico, que trás dinheiro para o país, só se for pro boy dono da Schin, pro político narcotraficante. Vários gringos vem pra cá atrás de prostituição infantil, vem pra foder as "mulatas" e ficar de quatro pros travecos. Fica bem loco que vira a noite com ranho branco no nariz... Carnaval é o caralho!

Essa palavras foram inspiradas no post do Tõ Vivão citando a poesia "Eu quero ver quando a quarta-feira chegar" do Emicida, que reporduzo abaixo:
Foto: Gleice Bueno


Ouça, leia e reflita!


Eu quero ver quando a quarta-feira chegar
Fim das alegorias, Pierrô colombina e as fantasias o sorriso e toda alegria
Os confetes, festa e a orgia, recolhe os baguio,
Teu sonho virando entulho
As lantejolas nem brilha tanto se não tem o barulho das batucada
Coração faz mas de um mês de parada
Os preto volta a ser só os preto, no melhor estilo homem na estrada
“é noiz” “Fita dominada”, com essas eu não posso
É só olhar os trampo que recebe menos e ainda é tudo nosso
Os gringo vem e tira mó lazer... é noiz
Divide a alegria com você... é noiz
Na gozolândia é mó fácil dizer que é noiz, meu, mas sozinho lá na quebrada, só to eu
To vendo a comunidade dar o sangue todo dia
Pras modelete global ser rainha da bateria
Quem tem dinheiro alcança a sua fantasia, sem zelo
Quem bordou ela, fantasia em sair desse pesadelo
Pois quem é fica e ajuda a erguer outro carnaval
Mas quem não é antes da quarta já ta dizendo tchau
Tira a beleza natural que de longe vence qualquer photoshop
Põe paquita de silicone, mulher de ídolo pop,
Que só é atraente quando ta com a voz no mute
Fala de comunidade mais mal conhece a do orkut!
A serpentina esconde o bote da víbora assassina
Geraldo Filme a um século atrás preveu essa sina, tem quem me ensina
É real o que eu vejo na pista
Não deixa o samba morrer embora esses verme insista
A elegância de um mestre sala vai ser mantida a pisar nos lixo das calçada que cobre cada avenida
Não tem hora melhor pra dar um basta e excluir esses puto
Antes que as porta bandeira alteiem bandeira de luto
As marchinha vão ser fúnebres e o desfile em memória
Se noiz não espirrar agora quem não respeita a nossa história.
EMICIDA

Deixe seu Comentário

Big Brother Brasília

Posted by | Posted in , | Posted on 4.3.10


Acompanhando o ritmo "cqc" do último post, esse vídeo alopra com a cara desses políticos filhos da puta! Além do cunho insurgente, o vídeo acaba sendo engraçado e por isso está bombando como uns dos mais vistos na internet durante essa semana.

Deixe seu Comentário

CQC volta dia 15 de março!

Posted by | Posted in , | Posted on 4.3.10



O CQC é um programa que chegou quebrando um pouco a maneira de protestar na TV. Inverteu um pouco a noção de que o povo é palhaço, colocando o nariz vermelho no nariz do político. Fora o talento humorístico dos homens de preto, as ciladas armadas para os políticos sempre foram o diferencial do programa. Lembram-se do CQC em Foco?

    

Apesar de estarem numa emissora com uma opinião voltada para classe A/B, vale a pena acompanhar o programa em especial o quadro Proteste Já, onde Rafinha Bastos visita locais que a promessa dos políticos fez esperança virar revolta. Visite o site do CQC e envie uma sugestão para o Proteste Já.

    

.

Deixe seu Comentário

Ontem pela manhã, ontem à noite...

Posted by | Posted in | Posted on 2.3.10

Ontem pela manhã enfrentei mais um dia de caos para me locomover para o trabalho, proporcionado pela péssima qualidade do transporte público de São Paulo. Fazer o quê? Acostumado, nem reclamo mais comigo mesmo.

Alguns minutos já dentro do ônibus lotado vi que uma mulher xingava um homem por não ter pedido lincença para passar. O homem pediu desculpas e não falou muita coisa, mas a mulher reclamava insistentemente.

Observei toda aquela cena, não rara, e percebi: Como tudo está funcionando como deveria, não é?

O que foi? Acha que eu estou louco?

Tudo funciona como o sistema dos poderosos querem. Querem que o povo viva em conflito entre suas "classes", mantendo eternos problemas na vida das pessoas para que haja algo que os políticos possam prometer uma solução. Querem estressar o cidadão dentro de um ônibus para que ele deseje comprometer o seu salário com aquele automóvel "popular", o mais visado pelos ladrões. Tudo funciona perfeitamente.

Felizmente aquele homem não retrucou mais, acabou quebrando, mesmo que levemente, o giro das engrenagens do sistema.

(…)

Ontem a noite ao descer do ônibus na Ordem e Progresso, ali na Barra Funda, trombei dois moleques aparentando uns 15 anos ou mais - apesar da cara e a voz de criança, eram do meu tamanho. Quando atravessei a avenida em direção ao ponto de ônibus do lado oposto, percebi que eles estavam exaltados, quase no meio da pista a ponto de serem atropelados, gritando e rindo. O meu olhar curioso foi determinante para que um deles se virasse e dissesse:
- O que que é? Que ce tá olhando? - disse o moleque vindo até mim.

Calmamente terminei de atravessar a avenida e, arrumando minha mochila para colocá-la nas costa, respirei e fiquei calmo. O muleque então colou em mim... Percebi que ele estava esperando uma reação amendrontada da minha parte. Olhei para ele e falei:
- Então cê tá na pegada, né?
Ele, talvez surpreso, riu e disse:
- Ichiii Jão, ó que ele tá falando aqui ó! - Querendo chamar seu amigo, que continuava agitando e assustando uma mulher do outro lado da pista.
Então insisti:
- Cuidado! Fica aí na locura... Toma cuidado, falô?

Como o seu amigo não dera atenção e tinha percebi que em cima de mim não iria virar nada, decidiu pedir um cigarro para uma outra mulher que acabara de chegar ao ponto de ônibus:
- Ô moça, moça! Me arruma um cigarro desse aí?

Ele insistiu e ela pediu para ele esperar. Nesse tempo, inevitavelmente observei o compartamento do garoto que ainda chamou mais uma vez seu amigo:
- Ô! Me chama pra assaltar e fica aí moscando seu loco? - Reclamou.

Depois de quase um minuto a mulher deu seu cigarro ao moleque que chamou o amigo novamente:
- Vamo, vamo pro ponto da ponte que eu vou assaltar o primeiro maluco que descer lá!

Observei os dois que saíram correndo e fiquei com um sentimento de que a minha conversa com aquele garoto poderia ter sido mais profunda do que um simples "E aí, beleza?".

Não sei dizer se o que eles estavam fazendo ali era realmente tentarem assaltar alguem. Pareciam-me dois moleques que tentavam imitar um jeito malandro, sem muito dom pra coisa, sabe?. Quem sai na captura de um trocado, normalmente não dá tanta pala, age mais na moral, na miúda. A não ser se eles estivessem na loucura - como falei para um deles - muito louco de algum barato.

É, mas o sistema quer justamente isso. Quer que eu pare para julgá-los como delinquentes, marginais, bandidos, noias, vagabundos, etc. O sistema quer ver eu contra eles e eles contra mim. O povo contra o povo.

Estamos todos no mesmo barco onde cada um utiliza o seu remo para agredir o outro, o que nos faz navegar conforme o fluxo do sistema. Temos que remar contra essa maré que nos leva ao nada cada vez mais.

Mas como agir de outra maneira quando um garoto tenta assaltar você? Quando outro cara rouba seu carro? Quando alguém fura a fila a qual você está horas? Quando alguém esbarra em você no ônibus? Como resistir à tentação de fazer um roubo para ter aquilo que custa tão caro para alguém que não tem emprego? Como negar a oferta de um trampo para levar um barato ali rapidão, sem esforço, e ganhar bem por isso?

Alguém aí tem a fórmula para não cair nessa armadilha?

Deixe seu Comentário

Exposição de JR em Paris (2009) - Vídeo Oficial

Posted by | Posted in , , | Posted on 1.3.10


JR / Exposition Paris 2009 - Ile Saint Louis
Enviado por JR. - videos de Arte e de animação

Esse post não está aqui pelo simples fato de tratar de uma exposição de arte de rua do artista JR. O vídeo em si é uma inspiração. A efemeridade que uma interveção urbana, como o trabalho de lambe-lambe, está sujeita na rua é tratada de forma peculiar... Mas, se pararmos para pensar: o que há de interessante em mostrar o trabalho sendo removido pela prefeitura de Paris? Acho que isso é uma pequena brincadeira insurgente desse filme... Assita!

Deixe seu Comentário