O que eu nunca aprendi sobre os índios

Posted by | Posted in , | Posted on 19.4.10


Na escola sempre foi ensinado que no dia 19 de abril se comemora o "Dia do Índio". Lembro que a professora fazia brincadeiras imitando tribos, dançando e batendo a mão na boca, tudo isso com cocás e pinturas nos rostos para nos fantasiar a carater. Também recebiamos desenhos em branco para colorir que quase sempre consistia em um indiozinho no estilo Turma da Mônica. Tudo isso para chegarmos em casa e a nossa mãe ficar orgulhosa de ver o filho aprendendo sobre o folclore brasileiro…

Peraí! Folclore?

É isso mesmo! Toda essa maneira de nos ensinar o que é um índio fez a nossa sociedade ver os povos indígenas como estranhos, distantes o bastante para, caso nos deparessemos com um, olharmos para ele como se fosse um animal exótico em extinção. Habitante das profundesas da floresta.

Nunca me ensinaram a ver os povos indígenas como seres humanos que habitavam essas terras, que foram e ainda são exterminados pelo interior do Brasil. Até no colegial a importância dada para os índios era a mínima. Nunca houve uma discussão profunda para fazer o aluno repensar seus conceitos a respeito. Fomos educados apenas para vê-los como bichos, para associá-los ao Saci-Pererê, à Mula-Sem-Cabeça, ao Curupira…

"Com base no conhecimento adquirido na graduação em pedagogia sobre o fazer pedagógico em uma perspectiva construtivista é possível notar mediante as experiências vivenciadas no colegiado que há alguns anos a figura do índio na escola era totalmente baseada numa ideologia onde todas as crianças deveriam estar vestidas de penas, pintadas de tinta guache, com garrafas peti, milhos e feijões simbolizando um instrumento de som, aprendia também que índio era preguiçoso, e fazia bububu com mão na boca, situação esta que até a música cantada pela Xuxa fixava-se nesse paradigma e não focalizava a real vivencia cultural, religiosa e social do índio."

Leia o texto completo em Recanto das Letras.


E se pararmos para pensar no termo "ÍNDIO"? Quem disse que eles queriam ser chamados de índios? Uma referência ao caminho das navegações européias à Índia? Pois é, não posso esquecer que no ensino fundamental me ensinaram que Cabral descobriu o Brasil "sem querer querendo"… Houve um "desvio" na rota para à Índia, não é?

Abraça!

A verdade é que nunca me ensinaram nada, absolutamente nada sobre os povos indígenas na escola. Hoje ainda sinto uma extrema dificuldade de conseguir materiais, até mesmo na internet se pouquíssimas coisas. Não sabemos nada sobre os HABITANTES ORIGINAIS, os verdadeiros donos dessa terra. Esse é um dos motivos que me faz não acreditar em propriedade privada, pelo menos no Brasil. Quando alguém reclama que a sua casa foi pixada, eu pergunto: Quem disse que essa casa é sua? É por que você comprou o terreno? É por que comprou o cimento, a areia e o tijolo? E de onde veio o cimento, a areia e o tijolo? De outra terra? E de quem era essa terra? Quem comprou dos habitantes originais?


Os Habitantes Originais dessa terra a tiveram roubada. A sua cultura foi destroçada junto com sua descendência, milhares de línguas desapareceram substituídas pelo português. O Pior é que nem considero o extermínio por razões étinicas. Olhando apenas pelo ponto de vista capitalista vejo que o apenas o desejo pelo poder é capaz de gerar esse genocídio!



Abaixo, alguns fatos sobre o extremínio histórico e atual dos índios:

"Depois dos ataques de 11 de setembro, que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e danificaram o Pentágono, em Washington, aumentam os temores, em todo o mundo, do terrorismo bacteriológico.

Para os índios no Brasil, esse tipo de estratégia de extermínio não é novidade. Ao longo da história do "contato" com os brancos, além dos relatos de doenças transmitidas por eles, contra as quais os índios não tinham defesas imunológicas e por isso acabavam morrendo, juntam-se histórias que apontam para a contaminação criminosa, embora não tenham sido cientificamente comprovadas."

Fonte: Índios no Brasil foram vítimas de guerra bacteriológica! - SocioAmbiental.org


"Muitas das tribos que existiam no país à época de Cabral desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos. Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade."

Fonte: Wikipedia


"Estimativas da população indígena na época do descobrimento apontam que existiam no território Brasileiro, mais de mil povos, sendo cinco milhões de indígenas. Hoje em dia, são 227 povos, e sua população está em torno de 400 mil. As razões para isso são muitas, desde agressão direta de colonizadores a epidemias de doenças para as quais os índios não tinham imunidade ou cura conhecidas.
Durante o século XIX, com os avanços em epidemiologia, casos documentados começaram a aparecer, de brasileiros usando epidemias de varíola como arma biológica contra os índios. Um caso "clássico", segundo antropólogo Mércio Pereira Gomes, é o da vila de Caxias, no Sul do Maranhão, por volta de 1816. Fazendeiros, para conseguir mais terras, resolveram "presentear" os índios timbira com roupas de pessoas infectadas pela doença (que normalmente são queimadas para evitar contaminação). Os índios levaram as roupas para as aldeias(...)"

Fonte: Wikipedia


"(…) No interioir da Amazõnia, o índio é escravizado pelo seringueiro, pelo castanheiro e pelo caucheiro. (…) Os índios de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são irreversíveis. Nunca mais voltarão a ser aldeados. (…)"
Fonte: Scribd




Para finalizar, ouça essa música feita pelo grupo Brô Mc's:

Brô MC´s - Eju OrendivebyColetivo

Fonte: MTV (Coletivo)

.

Deixe seu Comentário

Comments (0)

Postar um comentário

Pode discordar de tudo que está aqui, essa é a proposta. Refletir sobre questões que o sistema não quer que pensemos. Eles nos querem quietos e obedientes.

Portanto, não fique quieto. Participe, comente!