Cidade limpa em Sydney, o dia contra o graffiti

Posted by | Posted in , , | Posted on 19.6.10

Parece que em Sydney, Austrália a prefeitura está adotando uma política parecida com a que fora feita em São Paulo com a lei cidade limpa, especificamente contra o graffiti.

O "Graffiti Action Day" é um evento do programa do estado de New South Wales chamado "Keep Australia Beautiful" (Mantenha a Austrália Bonita) que incentiva os cidadãos a parcitiparem juntos na limpeza das paredes em um único dia. Segundo o sítio oficial do evento, no dia 2 de Maio de 2010 participaram mais de 1000 pessoas e 142 pontos com graffiti foram limpos. O governo de NSW justifica a ação como um fator de economia para os cofres públicos e com muita demagogia diz: "Sabemos que a remoção de graffiti aumenta o orgulho cívico rapidamente, minimiza a criminalidade e a percepção do crime" (Peter McLean, diretor executivo da Keep Australia Beautiful NSW).

Até aí, nenhuma novidade, pois na maioria dos países do mundo o graffiti é combatido e seus praticantes são punido severamente. Mas o que chamou atenção mesmo foi o fato da cor padrão utilizada para esse "Graffiti Action Day" ser muito próxima ao famoso "Cinza do Kassab", uma cor acinzentada e um pouco amarelada… Não sei dizer se há uma justificativa urbanística para essa cor horrível.

Em protesto contra o Conselho da Cidade de Sydney, a Ironlak promoveu uma ação surpresa durante um evento:


Scratching the Surface from [weAREtheIMAGEmakers] on Vimeo.

Aqui em São Paulo a prefeitura acabou "desistindo", dando uma aparência de que a batalha foi vencida pelo graffiti, mas nunca se sabe quando outro político pretenderá se promover em ano de eleição com ações de reconhecimento fácil da população. Mas comparando com o que se vê lá fora, aqui no Brasil o graffiti tem muita aceitação, talvez porque haja a pixação para ser crucificada em primeiro lugar… Mas isso já é outra discussão.


Links:
Sítio do oficial da Cidade de Sydney  
Sítio do oficial do Graffiti Action Day
The Ironlak Scratching Surface




.

Deixe seu Comentário

Comment (1)

Postar um comentário

Pode discordar de tudo que está aqui, essa é a proposta. Refletir sobre questões que o sistema não quer que pensemos. Eles nos querem quietos e obedientes.

Portanto, não fique quieto. Participe, comente!