O rank da político-olimpíada

Posted by | Posted in , , | Posted on 28.2.10

Os jogos olímpicos de inverno em Vancouver terminaram hoje com a final de hockey no gelo masculino tendo o time da casa, o Canadá, como campeão, derrotando os EUA na prorrogação. Até aí tudo bem, mas a minha curiosidade para ver que país teve mais medalhas de ouro surgiu e fui pesquisar.

Para minha surpresa o Canadá tinha mais medalhas de ouro mas estava no 3º lugar do rank do quadro de medalhas. Confiram:


Para quem não sabe, o rank do quadro de medalhas sempre foi classificado pelo número de medalhas de ouro, e em seguida pelas medalhas de prata e bronze. Já o número total de medalhas nunca teve peso algum para o rank.

Em 2008, nas olímpiadas de Pequim, China, o país anfitrião dos jogos atropelou os outros paises tendo um número bem superior de medalhas de ouro. A mídia norte-americana durante a competição divulgava o rank classificado pelas medalhas de ouro, mas quando o evento foi chegando ao final e a China se destacando, o critério mudou. Ao término dos jogos os E.U.A. se declaravam como campeões do quadro de medalhas alegando terem o maior número de medalhas. Vejam os números:


País Ouro Prata Bronze Total
1 China 51 21 28 100
2 EUA 36 38 36 110
3 Rússia 23 21 28 72

Quer dizer que, segundo a mídia dos E.U.A., se um país tivesse nenhuma medalha de ouro e prata, mas ganhasse 111 de bronze, estaria em 1º lugar... hummmm Acho que isso não cola, né?

Agora ao ver o quadro de medalha dos jogos de Vancouver, vejo que o critério favorece os norte-americanos. Você até pode clicar e reclassificar o quadro pelo número de medelhas de ouro, mas a disposição inicial é uma prova de que se considera o número total de medalhas.

Deixando o lado esportivo de lado, essa disputa não é tão fútil assim como parece. Os jogos olímpicos e os esportes em geral sempre foram um meio para a propaganda e manifestações políticas:

"As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela idéia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro, matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos."

Fonte: suapesquisa.com


É importante para os E.U.A. figurarem no topo de tudo e é isso que causa essa manipulação da informação. Fiquem de olho!

Deixe seu Comentário

Comments (0)

Postar um comentário

Pode discordar de tudo que está aqui, essa é a proposta. Refletir sobre questões que o sistema não quer que pensemos. Eles nos querem quietos e obedientes.

Portanto, não fique quieto. Participe, comente!