Tats Cru em reality show

Posted by | Posted in , , | Posted on 28.2.10

A mania dos reality shows não para e a última novidade nesse formato de programa tem o graffiti como elemento principal. A produtora Rumur lançou o vídeo do episódio piloto do programa Mural Kings em seu site, tendo como estrelas os membros da Tats Cru. Confira!

A Tats Cru é uma famosa turma de escritores de graffiti situada no Bronx. Hoje atuam principalmente como "muralistas profissionais", ou seja, fazem pintura de painéis comerciais com técnicas de spray. O nível técnico dos trabalhos da Tats Cru é tão elevado que se auto-intitulam como Mural Kings, título que empresta nome ao programa. Saiba mais sobre a Tats Cru.

A idéia do programa é mostrar a produção de um painel de graffiti relacionado à uma história "real" do participante convidado. Esse mecanismo é geralmente utilizado nos programas do tipo reality show como o Miami Ink, onde os episódios mostram o dia-a-dia de um estúdio de tatuagem, o relacionamento com os clientes e o convívio entre os tatuadores.

Infelizmente esse tipo de realidade não é tão real assim. Já li muita coisa sobre o Miami Ink que apontava o programa como uma farsa, onde as pessoas anônimas que participavam como clientes tinham que pagar muito caro para terem os seus corpos tatuados aparecendo na tv. Ou seja, aquela cena do cliente entrando no estúdio como se nunca tivesse visto a cara daqueles "tatuadores-atores" seria uma mentira, que também incluiriam as brigas e o jeito truculento do responsável pelo estúdio (em atuações dignas de Oscar).

Por esses motivos não boto muita fé no Mural Kings. Quem me garante que a participação das pessoas não se dá mediante pagamento ou um "sorteio" através de inscrições do tipo BBB. No entanto, vejo como ponto positivo o fato de poder observar a Tats Cru em ação.

Analisando como um cara que pinta na rua e com uma opinião ligada mais à origem do graffiti em N.Y., fico com o pé atrás em ver o nome do GRAFFITI estar tão na mídia assim, parece ser nocivo ao conceitos originais que incomodavam tanto a sociedade. É dificil criticar escritores de graffiti que participam disso, pois eu mesmo não posso dizer que não toparia ganhar um trocado ou ter o meu trabalho expandido na mídia.

O que me incomoda de verdade é ver esse tipo de ação ser chamada de graffiti. Graffiti é muito mais do que isso, tem uma relação direta com a marginalidade. O graffiti mesmo nunca foi e nem será aceito em lugar nenhum, nem pela mídia e muito menos pela sociedade alienada. Isso pra mim se chama simplesmente pintura com tinta spray ou mais conhecida como Spray Can Art (Arte com Lata de Spray).

Sei que muitos escritores lutam para mudar a percepção da sociedade com relação ao graffiti, assim como a própria Tats Cru faz. Mas não sei se isso seria mesmo o melhor caminho, pois o mundão está pegando fogo e fica difícil de pintar alegria para uns enquanto outros estão se derretendo... A mídia em geral já tem esse papel.

É a primeira vez que abro esse pensamento publicamente, sempre discuti isso com um parceiro meu, o escritor de graffiti DGÓH. Desde o início desse blog eu sabia que acabaria abrindo essa discussão, só não imaginava que seria tão cedo. Quero só ver quando eu explicar o motivo que me leva a negar escrever a palavra grafiteiro...

Espero que opinem, é sempre bom discutir!

Deixe seu Comentário

Comment (1)

Postar um comentário

Pode discordar de tudo que está aqui, essa é a proposta. Refletir sobre questões que o sistema não quer que pensemos. Eles nos querem quietos e obedientes.

Portanto, não fique quieto. Participe, comente!